segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Resenha - A Esperança - Suzanne Collins

SPOILERS! SPOILERS! SPOILERS! É MUITO DIFÍCIL EU FAZER ESTA RESENHA SEM SPOILERS, ENTÃO CONTEI PARTES MUITÍSSIMAS IMPORTANTES DA HISTÓRIA. NÃO LEIAM SE NÃO TIVEREM TERMINADO DE LER A TRILOGIA!

- Você ainda está tentando me proteger. Verdadeiro ou falso? - sussurra ele.
- Verdadeiro - respondo - Porque é isso o que você e eu fazemos. Protegemos um ao outro. (p. 326)



Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


A autora foi cruel na trilogia de livros, mas principalmente neste último. Ela nos apresenta personagens maravilhosos e faz com que nos apaixonemos, mas depois mata-os sem dó nem piedade. O livro me prendeu de forma que tive que me forçar a dormir, o que levou um tempo, porque não conseguia parar de pensar. Cada capítulo deixa uma curiosidade que só podemos cessar lendo o próximo, que leva ao próximo, que leva ao próximo...

Li a maior parte na escola, de modo que tive que conter o choro que sairia sem esforço se eu não estivesse cercada de gente, mas mesmo assim não consegui conter as lágrimas, então tive que abaixar meu rosto e esconder com o cabelo, rs. A pior parte pra mim foi o momento entre Buttercup e Katniss.

Katniss foi resgatada pelos rebeldes junto com Finnick e Beetee da arena, e todos tem que se dirigir ao Distrito 13, que antes achavam não existir, porque o Distrito 12 foi destruído pela Capital logo após o acontecido. Mas não conseguiram salvar Peeta, que foi pego e é torturado, mas não morto, com o intuito de destruir Katniss, causando nele sequelas terríveis. Fiquei com uma agonia imensa sabendo que logo Peeta, que é sempre tão doce e gentil (e lindo, e maravilhoso, e perfeito...), está nas mãos dos mais impiedosos.

O Distrito 13 é completamente organizado, e quer que Katniss seja o Tordo, para incentivar os rebeldes de todos os distritos a não desistir e continuar lutando contra a temida Capital. A roupa de tordo foi desenhada por Cinna, seu antigo estilista, antes de ser morto.

Tantos personagens que me cativaram aos poucos,todos sendo levados e mortos. Finnick Odair, que não gostei de primeira, mas depois se mostrou um amor, morreu. Mas a pior morte foi de Prim, a irmã mais nova de Katniss, que foi o motivo dela ter ido para os Jogos Vorazes pela primeira vez. E não é o presidente Snow que a mata, é Coin, presidenta dos rebeldes, com objetivo de fazer Katniss enlouquecer e não representar uma ameaça ao seu cargo quando a Capital é tomada. Antes mesmo de acontecer eu sabia que a Katniss ia atirar nela ao invés de no Snow. Coin tirou a pessoa que ela mais amava no mundo.

O final não é completamente feliz, Peeta e Katniss estão seguindo em frente, tentando amenizar a dor das tantas perdas causadas pela guerra. A realidade do livro choca e é muitas vezes dolorosa. Mas, mesmo sendo tão triste, a trilogia é maravilhosa e com certeza é recomendadíssima por mim! Leiam "Jogos Vorazes", "Em Chamas" e "A Esperança", não irão se arrepender!

Beijos,
Letícia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Se quiser conversar algo sobre parcerias, follows e afiliados, mande um e-mail para colorfulunicorns@ymail.com

- Não é permitido o uso de palavras de baixo calão ou propagandas. Nós costumamos visitar todos os blogs que passam por aqui! ^-^

- Sinta-se a vontade para expressar sua opinião, sempre seguindo as regras! Responderemos a todos os comentários.

Muito obrigada pela sua visita! Volte sempre.